quarta-feira, 28 de setembro de 2011

O Kata da Eficiência Máxima

Seiryoku Zen’yo Kokumin Taiiku no Kata

Como o próprio nome indica, é uma prática de educação física popular com emprego de técnicas que obedecem ao princípio de máxima eficiência no uso da energia. É uma prática recreativa e esportiva desenvolvida por Jigoro Kano, o pai do Judô, com o objetivo é desenvolver corpos e mentes fortes e sadias. Pode ser usada como treino de defesa pessoal, podendo atender pessoas de 04 a 84 anos de idade. Por ser muito suave, é especialmente indicada para o público feminino.
Não precisa de conhecimento prévio, não precisa de kimono próprio (judogi), não precisa de tatami para proteção do solo. Pode ser praticado numa quadra esportiva com piso de cimento ou madeira, ou mesmo num local aberto sobre a grama.

É um kata utilizado no Japão como forma de educação física escolar. É bem conhecido na Europa e totalmente desconhecido no Brasil. Somente judokas mais graduados já ouviram falar dele, sabem de sua existência no quadro dos 7 katas do Judô, mas nem têm noção de como são seus exercícios.

O instrutor é profissional da saúde, tem se especializado em Defesa Pessoal Feminina e estudo dos katas, é go(5º)-dan de Judô, aluno do mestre Takeshi Miura, e está empenhado na divulgação dessa técnica de defesa pessoal do Judô e dos benefícios que ela traz à saúde.
A proposta é fazer uma aplicação do kata aos membros de um clube, durante uma festividade, festival, ou prática de fim de semana, ou mesmo um curso de 6 semanas.
O “evento” deve ser divulgado com antecedência, para que as pessoas se interessassem e venham com trajes leves adequados a exercícios ou, os que preferirem, trajando kimono de Judô. (Normalmente, instrutor dirige os treinos vestindo judogi branco).

É importante a participação popular, e pode ter música de fundo.

Atualmente, está muito em voga praticas como “Tae Fight”, ou outros tipos de exercícios de combate, porém o Judô já tem isso há quase 100 anos.
(Poderíamos até chamar de “Judo Fight”).



Início da descrição da imagem... Foto da Evellyn, de 5 anos de idade, vestida de kimono branco com a faixa azul, com o punho cerrado esticado para frente, demonstranto a técnica Maê Atê. Fim da descrição da imagem. Início da legenda...
Evellyn, de 5 anos, demonstrando Mae-Ate

Como o objetivo é a divulgação para as pessoas sentirem os benefícios da prática, essa oficinas seriam gratuitas e poderiam ser repetidas em alguns fins de semana ou eventos culturais e esportivos.
Se houver maior interesse, poderiam ser formadas turmas de aprendizagem regular e aprofundamento. Aí sim, haveria taxa de participação e, eventualmente, camisetas de uniforme ou uso de kimono.

Abaixo, um quadro sinóptico do kata, esclarecendo que, inicialmente, a prática seria somente da parte dos exercícios individuais (Tandoku Renshu), uma vez que o kata é muito longo e as práticas em dupla requerem um treinamento mais aprofundado, manejo de faca (tanto) e espada (katana/boken).


Seiryoku Zen’yo Kokumin Taiiku no Kata

TANDOKU RENSHU (exercícios individuais)

Goho Ate – 5 técnicas (socos)
Ogoho Ate – 5 técnicas amplas (socos)
Goho-geri – 5 técnicas (chutes)

Kagami Migaki – polir o espelho (limpar a mente)

Outros exercícios:
12 técnicas c/ mão aberta e fechada em diversas direções

SOTAI RENSHU (exercícios em dupla)

1. Kime shiki (formas de decisão/combate)
Idori – 5 técnicas (ajoelhada)
Tachiai – 5 técnicas (agarramento, faca e espada)

2. Ju shiki (formas de suavidade / equilíbrio e defesa pessoal)
Ikkyo 1º Grupo – 5 técnicas
Ni kyo 2º Grupo – 5 técnicas

Início da descrição da imagem... Foto da Laura, de 5 anos de idade, vestida de kimono azul, com a faixa cinza, com a mão direita estendida, como se estivesse cortando o ar, demonstrando a técnica Naname Uê Uchi. Fim da descrição da imagem. Início da legenda...










Laura, de 5 anos, demonstrando Naname Ue Uchi








DIA MUNDIAL DO TAI CHI

    No Dia Mundial do Tai Chi, na comemoração na União Planetária, em Brasília (dia 27/04/2012), ao final da atividade da profa. Shizue Naka houve uma oficina do "kata do melhor uso da energia". Atendendo a pedido dos participantes, colocamos abaixo a tradução para o português dos versos feitos por Jigoro Kano para acompanhar o exercício Kagami migake.
(Segundo o livro: KARMA;C.W. Seiryoku Zen'yo Kokumin Taiiku no Kata)
   
Kagami Migake   (polir o espelho = limpar a mente)

O que a vida quer é Justiça somente;
O maior inimigo bloqueando o caminho para a retidão
está bem escondindo em sua semente dentro do coração;
É o egoísmo e é o mau pensamento;
Pra afastar o inimigo, é só dar polimento
no espelho da mente com muita atenção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário